Três Princípios no Ministério de Jesus

Princípios no Ministério de Jesus aplicados à liderança-educação.


Um verdadeiro líder não pode transformar a sua sala de atendimento em algo punitivo, prisional; pelo contrário, neste lugar a ovelha deve sentir-se amparada, compreendida, amada. Lamentavelmente, ao longo dos anos, muitos líderes têm confundido uma ação pastoral amorosa, responsável, dentro dos ditames da ética, com conivência com comportamentos desviantes dos princípios bíblicos. Uma coisa não tem nenhuma relação com a outra.

Um pastor pode, e deve ter uma posição segura quanto aos comportamentos que vão de encontro ao que a Palavra de Deus ensina, sem, contudo, perder a sua sensibilidade, sua ação de amor; e também, sem deixar de ser acessível. É extremamente constrangedor, no âmbito do exercício pastoral, ouvir ovelhas carentes falarem: “é muito difícil falar com o pastor”, ou ainda: “o pastor é inacessível”.

Esta palestra trabalho os três princípios: a) Princípio Pedagógico: 1) Pensar, 2 )Agir; b) Princípio Parabólico: 1) Decisão,  2) Produtividade; c) Princípio Ontológico: 1) Dignificando o ser, 2) Entender a ação soteriológica 54