Liderança Cristã

Liderança Cristã: Fundamentos Bíblicos da Saúde Mental


A Saúde Mental não é uma mera contraposição de Doença Mental, visto que, ao se falar desta, o que se observa, é que se tem o direcionamento para o ambiente da “loucura”, ainda que a questão da loucura seja um tema extremamente discutível.

Portanto, ao pensarmos em Doença Mental, pensamos em qualquer comportamento que altera sensivelmente os processos de homeóstase. Desta forma, quando propomos pensarmos “Liderança Cristã e os fundamentos bíblicos da saúde mental, pensamos a partir da perspectiva que todo cristão é humano, estando exposto a todas as demandas da vida, inclusive com a real e próxima possibilidade de adoecer mentalmente.

Eclesiastes 7:7a, diz: “a opressão tem o poder de enlouquecer até o sábio…“. E o que esta  “opressão”? Como disse, qualquer demanda que altera o processo de homeóstase, e, dentro da vivência sob a dependência da ação de Deus, o ser humano lida com o tempo, e assim, na relação com a “opressão”, diz Provérbios 13:12a: “a esperança adiada entristece o coração…“.

Portanto, é partir deste quadro humano que pensamos a questão da liderança e a saúde mental.